Austrália ATN vs. Austrália GO8

O programa Ciência Sem Fronteiras disponibiliza de dois Editais desde 2013.1 (Editais Nº 125/2012 e Nº 119/2012), sendo a ATN a mais recente das duas opções. Uma pergunta muito comum é “Qual das duas eu devo escolher (O.o) !?“. Neste post vou falar um pouco sobre a diferença dos grupos, começando com:

ATN

Um novo edital (Nº 153/2013) para a Austrália pela ATN começou dia 04/06/13. A ATN é responsável por 5 universidades na Austrália em 5 cidades diferentes. São 1250 vagas pela ATN, e uma delas é a sua!!! 😀

  1. CURTIN UNIVERSITY – PERTH
  2. QUEENSLAND UNIVERSITY OF TECHNOLOGY – BRISBANE
  3. ROYAL MELBOURNE INSTITUTE OF TECHNOLOGY – MELBOURNE
  4. UNIVERSITY OF SOUTH AUSTRALIA – ADELAIDE
  5. UNIVERSITY OF TECHNOLOGY SYDNEY – SYDNEY

O foco das Universidades deste grupo é a tecnologia e a inovação. As uni’s da ATN ensinam por volta de 180.000 alunos, quase 20% da população de alunos da Austrália. Existe também uma grande porcentagem de alunos estrangeiros matriculados nestas uni’s.

Eu passei no edital Nº 125/2012, da ATN. Escolhi estudar na Queensland University of Technology. Se você quer saber por que escolhi ATN e QUT, clique aqui!

A representante da ATN no Brasil é a Australian Centre. Eles são E X C E L E N T E S. A Daniella Faber, Gerente Educacional da Australian Centre, é super-solícita, atenciosa e rápida! Tive bons contatos com TODOS do grupo, incluíndo a Veronika Silva (Passagens Áreas), a Rafaela Linacre, o Luiz Fernando Correa (Visto), a Priscila Guerra e outros. Eles me ajudaram durante todo o processo e tiraram M U I T A S dúvidas minhas. (Muito Obrigado a TODOS da Australian Centre!!!).

go8_logo

O programa CSF também lançou um novo edital (Nº 148/2013) para a Austrália pelo GO8 no dia 04/06. O GO8 é responsável por 8 Universidades na Austrália em 6 cidades diferentes. Este novo edital disponibiliza 1000 vagas para estudantes!

  1. THE UNIVERSITY OF WESTERN AUSTRALIA – PERTH
  2. MONASH UNIVERSITY – MELBOURNE
  3. THE AUSTRALIAN NATIONAL UNIVERSITY  – CANBERRA
  4. THE UNIVERSITY OF ADELAIDE – ADELAIDE
  5. THE UNIVERSITY OF MELBOURNE – MELBOURNE
  6. THE UNIVERSITY OF NEW SOUTH WALES – SYDNEY
  7. THE UNIVERSITY OF QUEENSLAND – BRISBANE
  8. THE UNIVERSITY OF SYDNEY – SYDNEY

Estas universidades estão entre as melhores do mundo. No Brasil a Latino Australia Education (LAE) é a parceira do CNPq para as uni’s do GO8. Eu pessoalmente não conheço muitos do grupo da LAE, mas já ouvi coisas muito boas sobre eles! Tenho alguns amigos que vão pela GO8 e eles estão tendo contato com o grupo. Eu também notei que eles são super rápidos 😛 .

ATN vs. GO8

1. Número de vagas. No total são 2250 vagas para a Austrália. A ATN tem mais vagas disponíveis, 1250, enquanto a GO8 tem 1000 vagas. (São MUITAS vagas).
2. Prova de Inglês. A ATN é mais flexível com relação às notas de proficiência em Língua Inglesa.

  • ATN:

– IELTS: 6.0
– TOEFL IBT: 79 // TOEFL PBT: 550
– Se você obter entre 5.0 – 5.9 no IELTS, 35 – 78 no TOEFL IBT ou 500 – 550 no TOEFL PBT, você poderá fazer um curso de inglês antes das aulas na uni.

  • GO8:

– IELTS: 6.5
– TOEFL IBT: 79 (com mínimo de 21 em Writing)
– Se você obter entre 5.5 – 6.5 (com 5.0 em cada banda) no IELTSou 39 – 78 no TOEFL IBT, você poderá fazer um curso de inglês antes das aulas na uni.

3. Posição no topuniversities.com:

NOME DA UNIVERSIDADE – POSIÇÃO GLOBAL – POSIÇÃO GLOBAL EM ENG. E TECNOLOGIA

  1. Australian National University (GO8) – posição 24 – posição 50
  2. The University of Melbourne (GO8) – posição 36 – posição 31
  3. The University of Sydney (GO8) – posição 39 – posição 40
  4. The University of Queensland (GO8) – posição 46 – posição 55
  5. The University of New South Wales (GO8) – posição 52 – posição 39
  6. Monash University (GO8) – posição 61 – posição 59
  7. The University of Western Australia (GO8) – posição 79 – posição 127
  8. The University of Adelaide (GO8) – posição 102 – posição 131
  9. Royal Melbourne Institute of Technology (ATN) – posição 246 – posição 97
  10. Curtin University (ATN) – posição 258 – posição 168
  11. Queensland University of Technology (ATN) – posição 281 -posição 147
  12. University of Technology, Sydney (ATN) – posição 284 – posição 153
  13. University of South Australia (ATN) – posição 293 – posição 313

As Universidades da GO8 tem melhores classificações globais, mas é mais importante ver qual é a sua área e ver a classificação por área. Eu coloquei as classificações globais com relação a área de Engenharia e Tecnologia na lista acima.

P.S. Eu não esquentaria muito com relação a Classificação Mundial. Acho que depende mais de você. A grande maioria dessas universidades são melhores do que muitos do Brasil. Nessa classificação mundial da QS, o Brasil aparece na lista pela primeira vez na posição 139 (USP) e depois volta na posição 228 (UNICAMP).

Eu não posso dizer qual é o melhor nem qual é o mais fácil de entrar. Depende muito de você e as suas preferências. No meu edital a GO8 teve bastante procura, enquanto a ATN teve vagas sobrando. Nesse novo Edital as coisas podem mudar. Só sei que vai dar certo! 🙂

Se você tiver dúvidas ou perguntas,pode deixar um comentário abaixo! Vou lhe responder da melhor maneira possível! 😀

34 thoughts on “Austrália ATN vs. Austrália GO8

  1. Muito bom o seu blog! Gostei, Gostaria de saber como esta se virando com moradia/alimentação/transporte. keep up the good work…

  2. Primeiramente muito obrigado pelos esclarecimentos!!!
    Entao, este ano vou tentar para Australia e faco Engenharia Mecanica na Universidade Federal de Sergipe. Minha media geral nao e’ das melhores, mas apresento um otimo Indice de Regularidade e minha nota no TOEFL foi de 97.

    O que voce acha que eu teria mais chances de entrar, pelo ATN ou Go8, levando em consideracao minha nota no TOEFL?

  3. Oi Lucas,
    você tem uma lista ou sabe dizer os requisitos de inglês das universidades do ATN?
    Valeu pelo blog!
    Abs

  4. Poxa Cara! vc foi mto bem mesmo!!
    Eu consegui o justo 79 e 21 no writing.
    Então, eu fico meio que limitado por algumas universidades e
    eu gostaria de entrar direto sem curso de ingles.

    Vlw!

  5. Olá, tenho uma dúvida que não ta me deixando dormir.
    A príncipio eu queria ir pro Go8. Mas eu fiz o IELTS e tirei 6,0 overall (todas as notas 6,0 exceto o speaking que foi 6,5). Agora não sei se eu escolher o Go8 se eu vou ser aceito!
    E também quanto a cidade, você acha que sidney não vale a pena? Não só pela faculdade, mas pela cidade em si, adoro surfar!
    Valeu!

    • Ainda dá pra fazer GO8, muito provavelmente você vai precisar fazer o curso de inglês na Austrália antes. Eu, pessoalmente, não acho Sydney um lugar legal para morar pelo fato de ser beeeem caro. Eu prefiro viajar para Sydney e morar em um lugar mais barato :). Vem para Brisbane, Gold Coast é 1 hora de trem daqui e é super barato ir de trem!

      • Valeu por responder rapidão!
        Mas então você acha que se eu escolher ATN eu não vou precisar fazer o curso de inglês?
        Você tá fazendo ATN né, não é muito estilo ITA assim, como diz a minha amiga, “acho que só vai ter nerd”? auhhuahuahuau
        E quanto morar em Sydney/Brisbane/Melbourne. É tanta a diferença do custo de vida assim? Digo, o aluguel transporte público essas coisas, é tudo tão mais caro?
        Valeu mesmo!

      • Se eu não me engano, é bem provável que você consiga entrar pela ATN sem curso de inglês. Sobre ser estilo ITA, depende do seu curso 😛 . Eu faço um curso nerd, mas o seu pode ser beem diferente do meu 🙂 . Brisbane é o 3 mais caro, depois de Sydney e Melbourne. Achei ideal. Acho que se você morar em Sydney, no centro mesmo, você vai pagar um fortuna. Eu estou bem localizado em Brisbane e pago um valor ok 😛 .

  6. Pingback: 2ª ETAPA – Seleção e Classificação | UM ANO EM OZ

  7. Muito legal seu blog!! Faço engenharia tb, e gostaria de saber se pela ATN fica mais fácil de arranjar estágio em relação ao Go8…

  8. Oi Lucas, parabéns pelo blog!!

    Queria saber a sua opinião sobre o seguinte… Percebi que muitas pessoas selecionam as suas duas opções de universidades e acabam não indo pra nenhuma delas e são alocadas em outra opção. Você sabe algo sobre o critério de seleção dos estudantes para as universidades de lá?

    Obrigada!!

  9. Estava lendo alguns comentários e fiquei em duvida sobre o seguinte, a bolsa do CSF é o suficiente pra viver sem grandes problemas nessas cidades(melbourne/sidney/brisbane)?

  10. Olá, faço nutrição e gostaria de saber se é possível ir para austrália cursar na área da saúde ou só tecnológica mesmo?

    • Olá Aline! Se eu não me engano, no final dos editais eles citam quais cursos são aceitos. Mas, se eu não me engano, eles começaram a abrir os editais para as áreas de saúde! 🙂

  11. Olá! Estava esperando por essa última chamada que abriu agora dia 15/8 para me inscrever. Tirei 66 no TOEFL, será que tenho chance? A minha média na faculdade é ótima e eu já fiz IC, e pelo o que entendi isso conta pra desempatar. Também já estou no fim do curso, o que é vantajoso. O prazo pra envio do teste de proficiência é até 21 de outubro. Será que arrisco com essa nota ou melhor fazer outro teste? obrigada!!

  12. A nota de corte desse novo edital, fazendo o curso de inglês é:
    TOEFL na modalidade iBT (Internet Based Test), com pontuação
    geral mínima de 35

  13. Olá! tenho todos os requisitos e até a homologação pela minha uni mas estou com medo da minha pontuação do meu enem, já que fiz o mesmo em 2010. Não fiz acima de 650+ o mínimo é 600 mas é critério de classificação e li no seu blog que tu conseguiu ir sem a nota. Como funcionou isso?

    • Olá Francisco! Se eu não me engano, o meu edital foi da segunda turma de CSF. E foi o primeiro da Austrália ATN, e não era necessário ter ENEM, era só um critério de desempate. Mas acho que se você tiver mais do que 600, e tiver boas notas na faculdade e proficiência, você tem boas chances de passar! Vai dar certo! 🙂

  14. Oi!
    Como vc descobriu o numero de vagas para cada edital? Só consegui a informação que, para a atual chamada, tem 945 vagas no total destinadas à Austrália.
    Vc já viu o edital novo? To na dúvida entre Atn e Go8.

  15. Para a área de Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, seria melhor escolher o G08? Já que o ATN é mais voltado pros cursos tecnológicos..

  16. Gostei muito do seu blog, parabéns Lucas!
    Eu estou um pouco receoso, o resultado do edital (pela ATN) que estou participando sai agora dia 07 de novembro.
    Eu tirei 690 no ENEM, mas não tenho nenhum titulo de olimpíada ou algo parecido.
    Minha nota no TOEFL IBT foi 78 (sim, por 1 ponto, nem valia a pena pedir revisão, não ia dar tempo).
    Minhas notas na faculdade são boas, eu não tenho nenhuma DP (um requisito da minha faculdade para homologar candidaturas).
    Sinceramente, você acha que eu tenho chance de passar na modalidade do curso de inglês?
    Se sim, após eu fazer esse curso de inglês la, eu tenho que refazer o TOEFL e tirar acima de 79? (o edital não explica essa parte claramente).
    Se não, pode falar mesmo, não vou ficar magoado asashausihais.
    Valeu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s