TOEFL – Como é a prova?

A prova do TOEFL pode assustar as vezes. Quando a fiz, me lembrou o ENEM. É longa e cansativa, mas a matéria, em si, não é difícil. É uma prova de resistência. O TOEFL é toda em um contexto universitário, onde os textos, áudios e perguntas, em geral, são relacionados a aulas universitárias, vida universitária e assuntos da universidade de língua inglesa.

Em geral, o assunto dos textos/áudios é em torno de Humanidades, Tecnologia e Ciências. Não esquenta, você não precisa saber sobre a história dos EUA ou qualquer outra matéria para responder a prova, pois as respostas estão no próprio contexto.

Antes que eu e você esquecemos: No dia da prova,  NÃO ESQUECE O SEU RG! Sem este documento, você não pode fazer a prova!

A prova é dividida em 4 partes (Reading, Listening, Speaking e Writing) e tem um intervalo de 10 min entre Listening e Speaking. Cada parte tem um tempo pré-determinado para fazer as atividades e tem um relógio no canto superior direito da tela. Agonia, pressão e desespero são diretamente ligados a este relógio, que faz uma contagem regressiva até a próxima parte e, ao chegar no zero, fecha a tela de perguntas, independentemente de você ter terminado ou não, e te informa que dentro de momentos você irá para outra parte. Fique tranquilo, vai dar certo. 🙂

  • Reading

Consiste de 3 a 4 passagens relativamente longas. Se eu não me engano minha prova teve três textos. Tem por volta de 12 a 14 perguntas por texto. Os assuntos dos textos são de assuntos universitários como ciências, história, tecnologia e linguagem (etc). Os textos não são de difícil compreensão e você não precisa conhecer o assunto para responder as perguntas, elas estão no próprio texto. Você tem de 60 a 80 minutos para responder tudo.

DICA: NÃO LEIAM OS TEXTOS! Não dá tempo ler os textos por completo e depois responder as perguntas. Usem as técnicas de Skimming e Scanning para ler o texto por cima para entender o contexto e vão logo para as perguntas! Acredite N Ã O dá tempo fazer tudo e ler os textos completamente.

  • Listening

Você será instuído a colocar os seus fones de ouvidos e farão alguns testes para certificar se você consegue ouvir corretamente pelos fones antes de continuar a próxima parte da prova, que tem de 60 a 90 minutos de duração.

Os áudios são de academic lectures (um professor apresentando uma aula aos seus alunos) e conversas (entre alunos e alunos e professores) voltados a vida acadêmica. A parte de listening inclui perguntas sobre aquilo que você ouviu. São de 4 a 6 lectures de 3 a 5 minutos de duração com 6 perguntas por lecture. Depois, tem de 2 a 3 conversas, de 3 a 5 minutos de duração com 5 perguntas por conversa.

Eu sei, parece muito… e é. Apesar de ser uma das partes mais longas da prova, não é muito difícil.

DICA: Treinam, antes da prova! Façam simulados (tem vários no youtube) e treinam escrever TUDO que você ouve no áudio. As perguntas podem ser sobre o assunto dado na aula pelo professor, ou a data que uma aluna falou para a outra, por exemplo.

  • Break

Pronto. Depois da metade da prova você tem 10 minutos de intervalo. Você poderá ir ao banheiro, comer uma barra de cereal, beber água, chorar ( brincadeira 😛 )…

  • Speaking

Speaking foi a parte que eu tinha mais receio de fazer. Antes de iniciar a prova, são feitos alguns testes para verificar se o seu microfone está funcionando. O seu sotaque não é tão importante assim, mas eles precisam entender o que você está falando. Eles querem saber se você consegue passar as suas ideias. Esta parte é jogo rápido pois tem 20 minutos de duração.

No total são 6 perguntas. As duas primeiras são de opinião. Você vai falar a sua opinião sobre um assunto que eles especificarão. As 4 perguntas seguintes envolvem ler, ouvir e falar. Não é mais a sua opinião, você vai relatar os fatos. Para as 6 perguntas você terá 15 segundos para se preparar e 45 para responder. Mais uma vez o relógio pressionando!

DICA: Fale o máximo possível sem falar rápido! Você tem 45s para responder. Treine antes da prova (procure simulados no youtube), pratique falar com calma, e tente falar durante todos os 45 segundos (parece rápido, mas na hora é uma ETERNIDADE!). Pense antes de falar, anote as suas ideias e fale sobre elas com calma. Use inglês simples, que você domina, N Ã O seja prolixo!

  • Writing

A prova do TOEFL não tem uma parte específica de gramática, mas o seu conhecimento da gramática aparece na hora do Writing. Você tem 50 minutos para elaborar duas redações. A primeira tem 20 minutos de duração máxima, onde você irá ler um texto curto e depois ouvir um trecho de áudio. Você irá escrever sobre o que você leu e ouviu, comparando, contrastando, etc. O segundo texo a ser elaborado é uma redação de opinião. Terá uma tema, e você irá Agree ou disagree.

DICA: Pensam em expressões que você poderá usar na prova! Você não sabe o tema, mas sabe que um é de opinião. Você pode pensar em expressões que você irá lembrar, revisar alguns verbos, conjunções, pronomes relativos e adjetivos. Você não precisa ser um mestre da língua inglesa. Eles querem saber se você consegue relatar algo e falar a sua opinião por meio escrito. Lembre: Não complique.

A pontuação total é de zero a 120 pontos. Cada parte (Reading, Listening, Speaking e Writing) vale de zero a 30 pontos. O resultado é disponível em por volta de 7 a 10 dias no site da ETS.

Veja meu post com mais Dicas sobre o TOEFL!

Se você tiver alguma pergunta ou dúvida, deixe um comentário abaixo. 🙂

44 thoughts on “TOEFL – Como é a prova?

  1. to com uma duvida, recebi minha nota do toefl e tirei 54, porémk nao atingi o mínimo no writing(tirei 12) vcs acham q tenho chance?(com curso, logico kkk)
    pq minha nota da pra ir p hungria, mas qro mt ir pra australia!! sera q vale a pena arriscaR? Ps: meu coefd. é 7,5, tenho iniciação e ENEM
    vlww

    • O edital diz que os que obteram entre 35-78 podem ser selecionados para fazer o curso de inglês. Mas eles exigem nota 14 no writing. Eu não sei se seguirão a risca essa nota 14, mas você está bem próximo do exigido.

  2. Lucas, como você anexou o resultado do TOEFL?
    O meu saiu hoje no site.. e eles pedem para anexar o comprovante.. é só copiar em um word e depois salvar em PDF? Porque preciso enviar até o dia 09/08 e até lá não vai dar tempo de receber via correio,

  3. Não é “pensam”, é “pensem”. Aparece várias vezes esse erro, mas fora isso achei interessante o texto.

  4. Na parte do speaking, consigo ouvir as outras pessoas que estão fazendo a prova falando? Tenho medo disso me atrapalhar!

  5. Muito bom o texto!

    Tenho uma dúvida, meio boba, mas enfim: o Speaking é feito diretamente para avaliadores (todos escutam) ou é só você e o computador?

  6. Vou fazer o TOEFL Junior que é mais simples (só o teste escrito e uma oral comprehension em que você ouve o que o cara fala e responde as perguntas) mas estou com medo do que pode vir, com o tempo cronometrado me assusta um pouco 😛

  7. ola, entao vou fazer o toefl sabado agora, tenho uma duvida sobre o writting
    qnd vc vai escrever a redaçao o texto inicial que voce leu continua na tela ao lado?

  8. Meu amigo, tu já manjava de inglês quando foi fazer a prova? Tem chance do cara passar meio que sem saber muita coisa?

    Obrigado e parabéns pelo post

  9. Boa noite, estou tentando cuencias sem fronteiras para o canadá, cuja nota mínima para ainda fazer curso de inglês lá é 63. Fiz o toefl itpbt hoje e acho difícil de conseguir essa nota mínima. Minha dúvida é a seguinte, se no edital está escrito que estará desclassificado aquele que possuir nota menor que 63, espciste a possibilidade de isso ser revisto caso haja sobra de vagas, e eles chamarem quem está com uma nota um pouco mais baixa para fazer curso de inglês no Canadá? Digo isso pq eu acho que vai sobrar vaga sim, são 1500 vagas e não ví ninguém além de mim tentando canadá, a maioria tenta EUA por ser de graça o toefl, e quem faz o IBT tenta Australia onde a nota é mais baixa (eu não sabia disso, porisso fiz pro Canada e agora não dá mais para mudar). Então, você qunão epque está mais familiarizado com o programa sabe me dizer se isso de eles chamarem quem não atendeu o critério por pouca coisa? Opdesde já agradeço.

    • Não sei se eles chamam, mas teve caso deles fazerem uma realocação de alunos para “preencher” as vagas. Mas era ente que já tinha “passado” paa algum outro país. Não desiste ainda!! Já saiu a sua nota?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s