Por que eu escolhi ATN? – QUT e Brisbane

Uma das maiores dúvidas que surgem durante o processo de inscrição no Ciência Sem Fronteiras para a Austrália é: “ATN ou GO8?”. Depois de escolher que grupo você quer se inscrever, você vai escolher qual universidade você quer ir. Eu passei muitas horas pesquisando! Muitas vezes não é uma escolha fácil e você acaba falando sobre “as vantagens de um” e “como você quer estudar em outra” para todas as pessoas à sua volta (perdão à galera do meu trabalho que me aguentou 😉 ).

Neste post vou falar um pouco de como foi a minha escolha e por que. Em um post anterior eu falei sobre as diferenças do ATN e do GO8, se você ainda não leu, veja aqui! Para saber mais sobre o TOEFL, clique aqui!

ATN

Para falar a verdade, quando eu me inscrevi eu não sabia muito bem as diferenças entre a ATN e o GO8. Entrei no site do CSF 3 dias antes do fim das inscrições, então não tive muito tempo para pesquisar. (Sorte sua que você tem este blog :D). Quando li sobre a ATN e vi que eram universidades de tecnologia, eu me logo fiquei interessado. Assim, me inscrevi no programa do CSF. Mas, apesar de, na época, não saber muito, não me arrependo hoje. Tenho certeza que Deus me guiou durante todo o processo.

Brisbane e QUT

Praticamente desde o início eu pesquisei sobre todas as Universidades e as Cidades. Uma coisa importante, mas não totalmente decisivo, é escolher qual cidade você se identifica. Eu sabia que não queria ir para Perth e Adelaide. Sydney é a 3 cidade mais cara do M U N D O. Mesmo com um adicional de cidade de alto custo, fiquei preocupado de não conseguir sobreviver com uma bolsa de estudante em uma cidade tão grande. Preferi viajar para Sydney e ficar alguns dias para turismo invés de morar lá. Então, sobrou Melbourne e Brisbane.

Como eu mostrei em outro post, a RMIT (em Melbourne) tem uma melhor classificação em relação ao QUT (em Brisbane). No post onde eu falo sobre como foi todo o processo de seleção, desde antes da inscrição até a viagem em si, eu falo com mais detalhes sobre esta escolha, mas acabei gostando mais da cidade de Brisbane. Tanto RMIT quanto QUT são melhores do que a minha universidade no Brasil em ranking de Engenharia e Tecnologia, então qualquer um dos dois seriam boas escolhas. Também percebi que a RMIT estava bastante concorrido entre os alunos homologados da ATN e eu poderia não conseguir a minha primeira ou segunda opção de universidade. Logo, coloquei a QUT como a minha primeira opção de universidade e a RMIT como a minha segunda opção. No dia 08/03 eu recebi um  e-mail que confirmava que eu tinha sido pré-selecionado para a QUT! Então começou o processo de escolher as matérias que eu queria estudar.

E você?

 Antes de se inscrever, pesquise! Veja se você prefere a ATN ou a GO8. Dê uma pesquisada sobre as cidades, veja qual você se identifica mais.

P.S. Também gostei de Brisbane pois, além de ser mais barato que Sydney e Melbourne, é perto de Sydney, Cairns, a Great Barrier Reef, Gold Coast e Sunshine Coast! 🙂

Caso você tiver alguma dúvida ou pergunta, deixa um comentário abaixo. 😀

9 thoughts on “Por que eu escolhi ATN? – QUT e Brisbane

  1. Brisbane é tão perto de Sydney e Cairns quanto Brasília é perto do Rio de Janeiro, mas direto tem passagem de avião por preços em conta.

    De qualquer forma, a cidade é maravilhosa! Apesar de ser uma cidade grande, não sofre com o caos de todo dia que tem em Sydney/Melbourne. Você não vai se arrepender 😉

  2. Irado seu blog, Lucas.
    To querendo estudar na QUT também no próximo ano. Poderias me dar mais informações sobre a universidade?
    1) Li em muitos lugares que a QUT é mais voltada para tecnologias, mercado, do que a UQ. Esse foco é bem perceptivel na uni? As matérias que você cursa são semelhantes às matérias aqui do brasilw
    2) A QUT oferece moradia aos estudantes de fora ou você alugou uma casa pra morar?

    • Então, creio que QUT é bem voltado para o mercado e tem muitas sub-áreas de tecnologia! Sobre as matérias, depende de você, tem cadeiras iguais e tem cadeiras que não tem no Brasil, no meu caso. Eu aconselho fazer cadeiras iguais que você pode aproveitar e fazer cadeiras que você não teria a oportunidade de fazer no Brasil!

  3. Olá Lucas! td bem? achei seu blog na grupo do fb , mt legal sua iniciativa 🙂 qria te perguntar algo..vc sabe se a concorrência para Curtin é alta? ou pessoal acaba preferindo as universidades do lado leste mesmo? Obrigada!

      • Bom dia! Tambem me escrevi nas universidades do ATN e curso engenharia civil e esyou pensando em ir pra brisband! Gostaria de saber como eh a universidade em si?! As acessibilidades?? As pessoas?! Mulherada?!?

        Att

      • Fala, Fernando! Brisbane é muito massa! Bem Internacional!, já conheci pessoas de várias partes do mundo. Se você vier pelo edital da ATN, a universidade é a QUT, se for pela GO8, é a UQ. Os dois são muito bons!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s