Sobre os novos Editais! [Nº 153/2013 e Nº 148/2013]

Uma das coisas mais importantes a fazer durante o processo de inscrição é ler o edital. Sério. Leiam o edital. Eu escrevi em “The Story” TODAS as datas de TODO o processo. Se quiser acompanhar os acontecimentos neste post com as datas do meu processo, clique aqui!

Alguns momentos para ler o seu edital…

Áreas Contemplados

Em geral, são as áreas de Engenharia, Tecnologia, Saúde* e Ciências. Veja parte 2 dos editais acima para ver a relação.

Requisitos

  1. Você deve estar matriculado em alguma Instituição de Ensino Superior;
  2. Ser Brasileiro (ou ter a nacionalidade brasileira);
  3. Ter completado entre 20% e 90% do seu curso;
  4. Pontuação igual ou superior a 600 no ENEM;
  5. Ter um bom histórico na sua Uni;
  6. Teste de proficiência em Língua Inglesa

Falei mais sobre o processo de inscrição aqui!

As 4 Etapas do Processo de Seleção

Depois do período de inscrição, a sua inscrição passará por 4 etapas antes de ser aprovado (~O S O N H O de muitos!~). Para o seu pedido de bolsa ser deferido (aceito) você precisa passar pelas 4 etapas. Se, por acaso, você não passar em uma das etapas, nada feito 😦 . Mas, não esquenta, vai dar tudo certo!

Sem mais delongas, vos apresento…

Etapa 1 – Homologação

Primeiramente a sua IES deve estar “inscrito” no Programa Ciências sem Fronteiras e ter um Coordenador responsável. Veja a parte 5 do edital para mais informações.

Essa é, provavelmente, a fase mais “tranquila” das 4 (veja que eu não falei fácil). Essa fase depende da sua Instituição de Ensino Superior (IES) (Universidade). Basicamente a sua uni/IES vai verificar todos os requisitos, que eu mencionei anteriormente, e “apoiar” a sua inscrição.

Tinham 300 vagas no meu edital para a Austrália pelo ATN (Hoje tem 1250!) . Apenas 117 passaram na primeira etapa.

Eu aconselho conversar com o Coordenador do CSF na sua uni para tirar dúvidas e saber mais sobre aproveitamento de matérias e o processo de “trancar” a sua matrícula para o próximo semestre. A Coordenadora do CSF da minha universidade, me ajudou e tirou algumas dúvidas.

Etapa 2 – Seleção e Classificação

Essa é A ETAPA. É a fasse mais “difícil” do processo. Quando eu passei na primeira etapa me falaram que se você passar na Seleção/Classificação você está praticamente dentro!

A CAPES e o CNPq farão a seleção dos candidatos. Quando tiver mais candidatos homologados que vagas disponíveis, ocorre a fase de classificação. Veja que Seleção é diferente de Classificação. Os critérios da Classificação são:

  • Nota na prova de Inglês;
  • Quanto (%) do seu curso, na uni, você já completou;
  • Iniciação Científica;
  • Prêmios de Olímiadas de Matemática, etc;
  • Iniciação Científica.

Quanto mais destes requisitos você tiver, mais chances você tem de passar. MAS não são obrigatórios!

Dos 117 homologados, apenas 35 passaram na segunda etapa. Então apenas 35 de 300 vagas seriam ocupados, até então. (Teve reopção da galera que se inscreveu para Portugal e repescagem no meu edital).

Etapa 3 – Matrícula nas Universidades

Pronto! Passando das duas primeiras etapas, eu diria que você está 57,5% do caminho! Mas, ainda não dá pra ter 100% certeza. Esta fase envolve prazos curtos para realizar algumas tarefas. Por exemplo, fazer um passaporte, tradução juramentado do histórico e preencher e enviar formulários. Essa parte é feito com o grupo parceiro da CNPq/CAPES (Australian Centre ou a LAE). Os dois são excelentes! Pode ter certeza que vão lhe ajudar, orientar e responder os inúmeros emails diários que você vai mandar. Email, your new best friend.

DICA: Faça LOGO o seu passaporte, procure alguém que faz tradução e se prepare financeiramente para tudo isso! Veja meu post sobre gastos com CSF, aqui!

Além de ser tudo muito rápido, esta fase do processo é legal. Você vai escolher algumas opções de universidade e, depois de ser pré-selecionado, você deve escolher algumas disciplinas para estudar! As coisas já começam a parecer reais. Austrália tá chegando. Ou melhor, você tá chegando lá!

P.S. Se você for fazer um curso de Inglês antes de iniciar as atividades na uni, os detalhes sobre isso também acontecem durante a 3 etapa!

Etapa 4 – (ALMOST THERE!) Aprovação

Ok. Agora depende do CNPq/CAPES novamente. Esta fase basicamente envolve paciência e oração. O resultado de se você vai receber a bolsa ou não sai no Diário Oficial da União (DOU).

No dia que o meu resultado ia sair no DOU, saiu uma nota dizendo que eles adiaram os resultados uma semana… Mas, deu tudo certo!

E depois?

Depois de seu pedido de bolsa ser deferida (aceito) você vai receber alguns emails para cadastrar alguns dados, saber mais os próximos passos e receber os valores da bolsa. Você vai ser orientado pela Australian Centre/LAE sobre a compra de passagens, aplicação para o visto, acomodação e outras coisas.

Agora pode contar para os amigos e parentes! Marque a sua festa de despedida!

Pronto. Para saber sobre os valores das bolsas, sobre o cronograma das etapas e outras coisas importantes, repito, LEIA O SEU EDITAL! Se você tiver alguma dúvida ou pergunta, deixe um comentário abaixo!

Lembre:

16 thoughts on “Sobre os novos Editais! [Nº 153/2013 e Nº 148/2013]

  1. Nossa! Você sabe por que tanta gente foi barrada na 2ª etapa do CsF (seleção e classificação), Lucas? Mesmo com menos candidatos que vagas, só 35 passaram!

    • É por causa dos requisitos exigidos pela CNPq/CAPES, como “perfil de aluno de excelência” ou o TOEFL. Mesmo tendo “muitas” vagas, eles só preenchem se tiverem candidatos “qualificados”. Mas, é o que acho, pode ter outro critério…

      • Entendi… Mas Lucas, é que fiquei pensando agora, que mesmo atendendo aos critérios de: ENEM (tirei mais de 600 no Enem 2011), TOEFL (tirei 68 no iBT) e homologação da universidade por ter perfil de aluno de excelência, corro o risco de ser indeferido com menos candidatos que vagas? Porque estou pensando em me inscrever no edital atual da ATN…

  2. Fala Lucas, blz?

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, simplesmente incrível.
    A cada post que leio fico mais ansioso para conseguir uma sonhada vaga na Austrália =D

    Lendo este post fiquei com uma dúvida.
    Onde você conseguir a informação sobre o número de vagas para a ATN?
    Estou pensando em me inscrever para ATN por meu curso ser Sistemas de Informação (área tecnológica).

    Mais uma vez parabéns pelo blog!!!

    Luiz Fernando

  3. Lucas, como você foi informado sobre o resultado da homologação da sua IES? via email? desse novo edital o prazo se encerrou sexta dia 09/08 e nada ainda :/ rsrs

  4. Oi Lucas, parabéns pelo blog, já to aqui ha horas e ta me ajudando muito,to pesquisando hard e queria saber se tu fez o essay, valeu 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s