2ª ETAPA – Seleção e Classificação

Fala, galera! Fazem 19 dias que estou na Austrália e agora que estou mais “acomodado” vou voltar a escrever sobre o processo de seleção do Ciências sem Fronteiras. São quatro etapas e este post será dedicado à segunda. Se você ainda não leu sobre a primeira etapa, clique aqui!

OK. Este é a fase mais “difícil” e mais “fácil” ao mesmo tempo. Difícil pois é aqui que CNPq/CAPES irá selecionar os alunos que continuarão o processo; fácil pois você faz nada, só espera o resultado. A etapa de homologação (1ª Etapa) é simples pois é a sua Instituição de Ensino Superior que só verifica a sua inscrição. Agora vem os cortes mais sérios. Para ter noção da emoção, de 117 homologados, apenas 35 passaram nesta segunda fase 😐 . MAS, fiquem tranquilos! Vai dar tudo certo!

Seleção vs. Classificação

Veja que Seleção e Classificação não são as mesmas coisas. Diferentemente da Seleção, nem sempre a Classificação acontece. A Seleção é feita a partir da sua inscrição e dos documentos enviados juntos com a sua inscrição. Os que tiverem melhor desempenho acadêmico, maior nota no ENEM, etc. terão melhores chances.

Caso tiverem mais candidatos do que o número de vagas disponíveis, ou seja, se tiver mais do que 1250 candidatos homologados na ATN ou mais de 1000 candidatos homologados na GO8, então vai ter um critério de desempate, que é a Classificação.

Os critérios da Classificação são:

  • Nota na prova de Inglês;
  • Quanto (%) do seu curso, na uni, você já completou;
  • Iniciação Científica;
  • Prêmios de Olímiadas de Matemática, etc;
  • Iniciação Científica.

Quanto mais destes requisitos você tiver, mais chances você tem de passar. MAS, não são obrigatórios!

A Espera

Como falei anteriormente, tem nada para você fazer nesta fase. Só esperar. Para falar a verdade, você vai fazer muito disto durante todo o processo, esperar…

MAS, relaxem! Para mim demorou apenas 12 dias após saber o resultado da primeira etapa (Homologação) para saber se fui selecionado. No edital que eu participei, tinha 300 vagas e apenas 117 pessoas foram homologadas, então não passei pela fase de Classificação (Graças a Deus! Eu não tinha ENEM, que era um critério de Classificação no meu Edital).

OK galera! É isso! Fiquem ligados no Blog pois muita coisa vem por aí 🙂 . Se você tiver uma dúvida ou pergunta (or if you just wanna spread the Love), deixe um comentário abaixo 😀 .

Outros Posts Úteis:

  1. ATN vs. GO8;
  2. Quanto gastei com CSF;
  3. Como é a viagem para a Austrália.

10 thoughts on “2ª ETAPA – Seleção e Classificação

  1. Ola, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma duvida.. Você foi chamado para a universidade de 1 opcao?
    É normal ser chamado para a primeira opcao?

    Você conhece gente que foi realocado para uma universidade que não tinha colocado como opcao?

  2. Olá, boa noite. Gostaria de saber se você conhece alguem que se inscreveu diretamente pra Austrália, não fez o teste de proeficiência e conseguiu a bolsa mesmo assim? É que comecei a estudar ingles agora, estou nessa situação, nao realizei o teste de proficiencia e gostaria de saber quais minhas chances.
    Se possível me envia um email como resposta.

    Obrigada

  3. Amigo tdo bem? estou concorrendo nesta etapa, e gostaria de saber quando que é a nota média do enem para classificação, ou quando mais ou menos vc tinha. Vlw.w…

    • Olá Luiz!! No meu edital não precisava de ENEM, então eu não usei. Mas a nota do ENEM é importante para a segunda fase, pois é a fase onde o governo vai analisar os teus documentos. Vai dar certo!! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s