Custo de Vida na Austrália

Fala, galera!

Neste post vou falar sobre custo de vida na Austrália. Vou falar mais especificamente do custo de morar em Brisbane, mas, creio que não deve ter muitas divergências das outras cidades daqui.

Antes de vir para a Austrália eu pesquisava durante horas e lia vários blogs para saber o custo de morar aqui e calcular quanto eu ia gastar. Vou logo responder a pergunta que não quer calar: Sim, dá pra viver com a bolsa do CNPQ! Mas, precisa ser esperto! Vou falar sobre os TOP 5 custos do intercâmbista CSF. Fiquem ligados!

Moradia

Opções de moradia não faltam ao vir para a Austrália. A grande diferença é o conforto e custo. Vou falar sobre 5 opções.

  1. Hostel: A primeira opção é o Hostel. Antes de você descartar esta opção, pense bem, eu não falo de morar em um Hostel por um ano, mas ficar hospedado em um na primeira semana quando você chegar na Austrália. Assim, você pode ver as opções em pessoa, você pode escolher o que é melhor pra você quando você estiver aqui. Porém, não recomendo ficar mais do que alguns dias. Vem pra cá já com alguma noção de onde você quer ficar. Preços: $20 – $40 por dia.
  2. Homestay: Então… Homestay… O que falar sobre Homestay… Tipo, é bom e não é. Você tem o benefício de mergulhar na cultura Australiana, morando com uma família, que é ótimo para aprender o idioma. Mas, pode ser mais caro, e a localização da casa nem sempre é o melhor. No meu caso, não sei como eu lidaria com morar com uma família desconhecida. Acho que depende do tipo de pessoa que você é. Recomendo ficar de um a três meses, para aproveitar o benefício de aprender o idioma, mas procurar um lugar para pegar a experiência de morar “só”, e se virar (uma experiência muito importante). Preços: $220 – 240 por semana. 
  3. Alojamento da universidade: Acho que para muitos, é o ideal. E era o que eu queria. Mas, como o Brasil, muitas universidades ou não tem alojamento vinculado com a Universidade, ou é difícil entrar. Também existe a possibilidade de ser muito caro. Mas, se você encontrar uma vaga, e não é muito caro, recomendo. Pois, você não precisaria pagar por transporte (geralmente é perto da Universidade), geralmente comida é incluso e você tem a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro! Preços: $350 – $460 por semana. 😐
  4. Student Accommodation: Eu moro em um destes! Urbanest! Nossa, super recomendo. Tanto que dediquei um post só sobre ele! Mas, existem outros, além da Urbanest. Fique ligado! Nem todos são bons! É uma opção para morar por mais tempo (Um ou dois semestres). Geralmente são muito bem localizados e você pode conhecer pessoas de todo o mundo. Eu acho mais fácil que um Shared House e as vezes tem academia incluso no preço. Em geral, água, luz, gás e internet são inclusos. Preços: $170 – $300 por semana.
  5. Shared House: Outra opção excelente, e muitas pessoas também fazem isto. Mas, também involve um pouco de sorte. Sorte de conseguir uma casa legal (localização, estrutura, número de quartos) e sorte de conseguir housemates (as pessoas que irão morar contigo) legais. Mas, em geral, é uma boa experiência. Em geral, água e luz são inclusos. PRO TIP: Por favor, não caia na cilada de morar somente com Brasileiros… Assim você não pega fluência da língua inglesa. Preços: $100 – $200 por semana.

Ok. Agora que estabelecemos as 5 opções mais comuns (existem outras… Tipo, morar debaixo da ponte? Brincadeira), vou falar sobre os prós e contras de cada um. Lembre que sempre vai depender de ti, todo mundo é diferente é diferente. Vamos lá:

1. Hostel:

Prós: 

  • É uma opção barata se você prefere decidir quando você chegar na Austrália.

Contras:

  • Você vai acabar de chegar do outro lado do mundo com uma mala gigantesca com TODAS as suas coisas, Hostels nem sempre são os lugares mais seguros. Fique ligado;
  • Nem sempre é tão rápido assim encontrar um lugar, e existe a possibilidade de precisar ficar mais tempo no Hostel do que desejado.

2. Homestay:

Prós: 

  • Mergulho na cultura Australiana e na língua inglesa;
  • Muitos tem refeições inclusas.

Contras:

  • Meio que sorte de conseguir uma família legal (mas existe a possibilidade de trocar);
  • É caro;
  • A casa pode ser não muito bem localizado.

3. Alojamento da Universidade:

Prós: 

  • Geralmente bem localizado (reduz custo de transporte);
  • Oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro;
  • As vezes comida é inclusa.

Contras:

  • Difícil de conseguir;
  • caro.

4. Student Accomodation:

Prós: 

  • Geralmente, muito bem localizado;
  • Preço acessível;
  • Oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro.

Contras:

  • Sorte de conseguir flatmates organizados.

5. Shared House:

Prós: 

  • Existe e possibilidade de ser mais barato de opções 2, 3 e 4;
  • Localização depende de você.

Contras:

  • Sorte de morar com pessoas legais e conseguir um quarto bom.

Para encontrar acomodação, uma dica é procurar no Facebook por um lugar para morar, grupos como “Brasileiros em Brisbane” no Facebook sempre tem oportunidades de moradia, mas lembre, tente não morar somente com brasileiros! Você também pode procurar no gumtree por acomodação.  Por último, geralmente as universidades tem um departamento de acomodação para os estudantes, onde eles te ajudarão a encontrar um lugar para ficar, e as vezes eles conseguem descontos. Um exemplo é a Accommodation Services da QUT. Se eu não me engano, eles preferem reunir com o aluno em pessoa, então, você precisaria estar na Austrália primeiro, mas posso estar enganado.

Alimentação

Quando eu estava planejando vir para a Austrália lia vários blogs e tentava calcular quanto precisava para alimentação. Alguns blogs diziam que AUD$90 era necessário por semana para comprar comida. Concordo e discordo. Nas primeiras semanas você vai precisar comprar várias coisas caras (produtos de limpeza, temperos, molhos, panelas…), então realmente, você vai precisar de por volta de $90 por semana. Mas, depois das primeiras semanas, você consegue reduzir este valor. (Falando nisso, eu estou precisando ir pro supermercado agora 😛 ). Tem semanas que gasto $20 e tem semanas que gosto $80 no supermercado. Depende também quando e aonde você compra a sua comida. Mas, se você quiser uma média, planeja gastar $60 por semana. Lembre que este valor não inclui comer fora! Recomendo tentar não comer fora, o máximo possível. Mas nem sempre dá, então guarda uma notinha de $20 por semana para aqueles momentos em que o Hungry Jacks (Burger King daqui (MUITO BARATO!)) te parece irresistível… Acontece.

Transporte

Transporte público na Austrália pode ser extremamente complicado e simples ao mesmo tempo… Em Brisbane, tem a empresa Translink que controla tudo e tem diversos preços de passagens. Os trens, ônibus e Ferry são interligados, então com uma passagem, você pode pegar outros ônibus/trens/ferries de graça, dentro de uma hora. Então sua jornada pode envolver andar, pegar dois ônibus, um trem e um ferry para chegar no teu destino. Recomendo pegar (O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL) um cartão de transporte (Go Card, em Brisbane), pois é 50% mais barato que comprar uma passagem na hora e facilita transferir de um ônibus/trem/ferry para o outro. Para simplificar, pega um cartão e baixe o aplicativo da empresa de transporte no seu smartphone. Resolve tudo.

Se você não morar perto da universidade e precisar pegar transporte público todo dia, você vai precisar de perto de $20 por semana. Se você pode andar até a faculdade, então acho que $10 por semana é o suficiente. Claro, vai depender de você.

Telefonia

Basicamente, $30 por mês é o necessário.

Se você quer opinião de operadora: Optus. Tudo resolvido.

Quando eu estava no Aeroporto de Sydney, conheci um Brasileiro que já estava morando na Austrália por alguns anos e estava voltando do Brasil de férias. Perguntei sobre telefonia e ele recomendou a Optus, por ser mais confiável e ter custo benéfico. Eu tenho um plano de chip de smartphone pré-pago por $30/mês. Ligações ilimitadas para qualquer número Optus (Muitos amigos internacionais e Australianos que moram aqui tem Optus), mensagens ilimitadas para qualquer operadora e 500MB de internet (Que é o suficiente para fazer muita coisa). Não estou fazendo propaganda, nem ganhando algo por falar da Optus. Só achei uma experiência positiva e confiável. 🙂

Viajar

Ah! O doce nectar de viajar! 😛 Não perdem a oportunidade de viajar enquanto estiverem aqui! Eu ainda vou escrever posts sobre as minhas viagens aqui no Blog. Mas, dá pra viajar e pagar pouco na Austrália. O ponto de partida é a Jet Star (uma das companhias aéreas mais baratas da Austrália) onde você consegue passagens baratíssimas. Também tem a Webjet, que é uma ferramenta para comparar preços de voos de diversas companhias áreas. Você consegue passagens Brisbane – Sydney por $50 (ida ou vota) e até já vi passagens pro Japão por $200 e pouco (ida ou volta) de Brisbane!

Hostels variam de preço mas em geral, entre $20 – $40 é a média.

Dá Para Viver Com a Bolsa Do CSF?

Em geral, sim. Se você for esperto com seu dinheiro, dá. Não coma fora sempre. Seja esperto aonde e quando você faz as suas compras e procura um lugar legal para morar!

Se você tiver perguntas sobre viver na Austrália ou se eu deixei algo fora, deixe um comentário abaixo! 🙂

32 thoughts on “Custo de Vida na Austrália

  1. Oiii! tudo bom?
    Você falou nesse post que tem um post sobre o urbanest, mas não achei! Estou indo para brisbane semestre que vem e estou pensando em ficar lá! Queria tirar algumas dúvidas! hahaha brigada!!!!! parabéns pelo blog!!

      • Olá Lucas,
        estou planejando ir para Australia até Jul/2015 com mais 2 brothers.
        conseguimos juntar R$ 15.000,00 CADA e pretendemos ficar 1 ano.
        na realidade a gnt planeja conseguir um emprego por ai, (grançon ou algo parecido) pois tive recomendaçoes boas desse cargo.
        queria saber de você se essa quantidade de grana que estamos levando é sulficiente para conseguirmos nos manter, nos piores dos casos, sem emprego e durante esse tempo de 1 ano?

        Valeu

      • E aí Renato. Cara, na minha opinião, R$15.000,00 é o suficiente para viver relativamente bem, dividindo as despesas com teus bros, por 6 – 7 meses na Austrália. Lá é conhecido por ser bem caro. Mas depende de qual cidade você vai. Eu recomendo procurar um emprego lá. E não é difícil. Sempre tem grupos de brasileiros no Facebook que compartilham vagas de empregos na Austrália.

  2. Se você dividir apartamento com outros estudantes (do brasil ou mundo) tem como encontrar acomodação entre AUD100-200 por semana. Pagava AUD 130/semana até uns meses atrás 🙂

    • Se você for bem esperto com o seu dinheiro, não comer fora muito, não fazer muitas viagens nos finais de semana, da para economizar sim, mas quanto, depende de cada pessoa.

  3. Fala lucas, valeu pelas informações muito uteis. Gostaria de esclarecer mais uma duvida. Como vc levou dinheiro pra ai, por vtm e o “dilma card” né? Chegando ai vc criou alguma conta em algum banco da propria australia? poderia explicar mais essa parte de como vc se organizou com o dinheiro, se realmente vale ou nao criar uma conta em um banco australiano. Valeu ai

  4. Olá! E quando se precisa levar a mãe pelo menos no primeiro mês de intercâmbio, tem algum conselho de onde poder se acomodar? Oihe.. No caso, um quarto com cama de casal seria ótimo pra nós duas, mas sabe dizer como funcionaria o pagamento do mesmo?

    • Então, Jessica, depende de onde você ficar. Se você tiver um quarto só para você em um Share house, você pode ter sua mãe no seu quarto sem problemas. Mas se você divide o seu quarto, aí tem que resolver com os seus vizinhos. 🙂

  5. Olá Lucas, ainda estou pensando em tudo para fazer o CsF, nem sequer o país tenho decidido, mas penso muito em ir para a Austrália! Gostaria de saber se a bolsa do CsF destinada para acomodação consegue quitar uma mensalidade do Urbanest, ou se falta dinheiro para isso! 😀 E também saber sobre a limpeza dos apartamentos e das roupas, quem faz? Obrigado!!!

    • Olá Matheus. Então, o Urbanest ficou bem mais caro do que era um ano atrás. E, hoje, apesar de gostar muito da Urbanest, não sei se eu ficaria, só pelo preço. E a limpeza é feita por você mesmo :). Espero que de tudo certo aí com o CSF contigo. Abraço.

  6. Boas Matheus,

    Gostaria de fazer um gap year em Brisbane com mais um amigo, e gostaria de saber se a oferta de emprego em restaurantes é ampla e fácil, para assim gastar menos dinheiro nas refeições.

    cumprimentos,
    Miguel

  7. Oi Lucas,

    Mesmo com inglês básico dá pra conseguir emprego? o que você recomenda?
    Qual o seu custo mensal pra sobreviver em Brisbane?
    É facil renovar o visto na Australia?

    Obrigada,
    Karina

    • Olá Karina,
      Eu tive um visto de estudante, e já estou de volta no Brazil! Mas Acho que você consegue viver bem na Austrália com AUD$1,200.00 – AUD$1,800.00 (Morando na parte “nobre” de Brisbane em um apartamento). Mas depende muito de aonde você vai morar… Sobre conseguir emprego, não é tão difícil, sempre tão anunciando nos grupos do Facebook, tipo “Brasileiros em Brisbane”. Eu não sei como é renovar o visto, mas tirar o visto foi relativamente tranquilo! Espero ter ajudado! 🙂

  8. Oi Lucas!
    Eu vi informações diferentes pela internet: afinal, Brisbane é considerada ou não cidade de alto custo e recebe os 500 AUD extras?

    Obrigadaa!

  9. Oi Lucas, tdo bem?
    Eu estou indo para a austrália em fevereiro e estou em busca de acomodação! Vi seu post e me interessei pela student accomodation, só q vou para sydney na UNSW, queria saber como vc buscou é encontrou o local que ficou! Pq até então eu estava procurando casa e pessoas pra dividir… Valeu 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s